A página da rede francesa TV5 no Facebook foi alvo ontem de uma ataque cibernético por parte de hackers ligados ao Estado Islâmico. A foto principal da página foi substituída pela imagem usada no “cibercalifado”, nome dado às ações de hackers que promovem o grupo jihadista.
O ataque à página da TV5 é o mais recente na lista de ações do “cibercalifado”. Desde o início do ano, hackers já realizaram ofensivas cibernéticas semelhantes nos site da companhia aérea Malaysia Airlines e nas contas de Twitter da revista americana “Newsweek” e do Comando Central do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No Brasil, páginas ligadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o site “Ônibus de Curitiba” também foram alvo dos ciber-jihadistas. Uma página na internet de torcedores do XV de Piracicaba, clube de futebol do interior de São Paulo, também foi invadida.
Carros-bomba
Dois carros-bomba detonados por insurgentes do Estado Islâmico mataram pelo menos 31 pessoas no norte da Síria. As bombas foram detonadas na terça-feira, na cidade de Marea, cerca de 40 km ao norte da cidade de Aleppo, visando a sede de insurgentes rivais e outra área onde eles estavam em operação, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos.



