Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Som e fúria

Cidade belga usa música alta para expulsar ciganos

Um DJ foi contratado pela prefeitura de Landen para "despertar" grupo que montou acampamento em um terreno do município. Artifício não teria funcionado

Frequentemente vítimas de preconceito na Europa, os ciganos viram a cidade belga de Landen usar um artifício diferente para expulsá-los: eles foram despertados nesta quarta-feira (16) com música no último volume por ordem do prefeito.

Assista ao clipe de "Sultans of Swing" abaixo

Um grupo chegou no último domingo (13) a Landen, a 50 km de Bruxelas. Eles acertaram com o dono do terreno que 14 caravanas ficariam estacionadas no local até a terça-feira (15), segundo o prefeito Gino Debroux. O prazo passou, o grupo aumentou e eles não partiram.

"Eles avisaram que não iriam embora, e já eram 30 caravanas", contou Debroux. "Essa é uma área industrial e não foi concebida para ser um camping."

A recusa do grupo levou o prefeito a contratar um DJ, e programar sua "apresentação" para as 9h desta quarta (16). Segundo a mídia local, o DJ começou com "Sultans of Swing", do Dire Straits (assista ao clipe da música abaixo).

"É uma forma de pressioná-los. Era muito difícil negociar com o rei dos ciganos, como ele se chamava - disse o prefeito. - Foi um método não violento de pedir para que chegassem a um acordo.

Debroux disse que a música foi limitada a um máximo de 95 decibéis, o equivalente ao som de uma britadeira a 15 metros de distância.

O resultado foi duvidoso. A TV belga mostrou crianças ciganas dançando.

"Quero agradecer ao prefeito. Foi muito gentil enviar um DJ para que tivéssemos uma festa", disse um dos ciganos.

A música tocou até pouco depois do meio-dia. Os ciganos chegaram a um acordo com a polícia para deixarem o local nesta quinta-feira (17).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.