• Carregando...
Equipe de prevenção e controle em trajes de proteção vigiam a entrada de bairro residencial que foi confinado devido a casos de Covid-19, no distrito de Changping, em Pequim, China, 25 de outubro
Equipe de prevenção e controle em trajes de proteção vigiam a entrada de bairro residencial que foi confinado devido a casos de Covid-19, no distrito de Changping, em Pequim, China, 25 de outubro| Foto: EFE/EPA/STRINGER

O governo da China decretou o confinamento da cidade de Lanzhou, na região central do país, devido a um surto de casos de Covid-19 nos últimos dias, segundo anunciou nesta terça-feira a administração municipal.

A Comissão Nacional de Saúde divulgou mais cedo a detecção de seis positivos para o novo coronavírus em Lanzhou, que é a capital da província de Gansu.

Atualmente, há 51 casos ativos na região, sendo 39 deles na cidade agora confinada. Em todo o país, segundo as informações oficiais, existem 33.307 pessoas em observação médica.

"A situação de controle e prevenção epidemiológicos em Lanzhou é grave e complexa", indicou o governo da cidade, por meio de comunicado. A justificativa para a decisão de confinar Lanzhou é a de tentar evitar que o surto seja ampliado.

Em toda a cidade serão realizados testes em massa, os complexos residenciais serão confinados, com possibilidade de saída de casa apenas para a compra de itens essenciais, para receber tratamento médico e participar das tarefas de controle e prevenção da Covid-19.

As pessoas que entrarem e saírem de seus lares deverão apresentar um QR code de cor verde nos aparelhos celulares, que garantirão que a pessoa não está infectada com o novo coronavírus, nem teve contato com alguém que tenha dado positivo em teste.

O último surto que havia sido detectado na China havia ocorrido em meados de outubro, relacionado com a viagem de um grupo de aposentados das províncias de Gansu, Mongólia Interior e Shaanxi.

A Comissão Nacional de Saúde indicou que, em todo o país, existem 603 casos ativos de Covid-19, sendo que 21 pessoas estão em estado grave.

Distrito de "alto risco" em Pequim é confinado

Na capital chinesa, uma comunidade residencial no distrito de Changping foi listada no sábado como de "alto risco" e colocada em isolamento, após a detecção de 10 casos de transmissão comunitária do coronavírus em dois dias.

Segundo a imprensa estatal, agentes policiais aumentaram o número de vistorias nos estabelecimentos do distrito, incluindo farmácias, clínicas, hotéis e restaurantes. Os estabelecimentos não essenciais que ainda não haviam suspendido as atividades foram fechados temporariamente.

Ainda de acordo com a mídia estatal, cerca de 4 mil pessoas do local que recentemente compraram medicamentos contra tosse e para reduzir a febre foram monitorados e "encaminhados aos centros comunitários de serviços de saúde em tempo real por meio da plataforma de big data".

As autoridades do distrito disseram que o surto em Changping está relacionado à "falha de diversas farmácias em registrar e relatar pessoas que compraram medicamentos antipiréticos". Duas dessas farmácias foram fechadas.

Desde o início da pandemia, de acordo com o órgão governamental, a China acumula 96.840 positivos para a Covid-19 e 4.636 mortes causadas pela doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]