
Ao longo dos últimos anos, uma série de estudos publicados por dois pesquisadores concluiu que comportamentos incluindo obesidade, tabagismo, solidão, felicidade, depressão e uso de drogas ilegais podem ser literalmente contagiosos passados de pessoa para pessoa.
Segundo os pesquisadores, houve um importante corolário de saúde pública: deveria ser possível inibir um comportamento como a obesidade focando em pequenos grupos de pessoas que influenciariam suas redes.
Porém, agora essas surpreendentes conclusões levantaram uma forte crítica de outros cientistas, que alegam falha na metodologia dos estudos e que os dados originais eram completamente inadequados para estimar o papel que o contágio pode desempenhar na disseminação desses comportamentos.
"Sei que muitos estatísticos profissionais sentiram que era tudo um disparate", disse Russell Lyons, professor de Matemática na Universidade de Indiana, que recentemente publicou uma contundente crítica ao trabalho sobre o contágio de comportamentos sociais.
Os pesquisadores que publicaram os estudos originais Nicholas Christakis, cientista social de Harvard, e James Fowler, cientista social da Universidade da Califórnia, em San Diego admitiram as limitações das análises, mas defenderam suas conclusões.
* * * *
Água de coco é eficaz?
Dizem que, para uma melhor hidratação, é preciso beber água de coco. No entanto, até pouco tempo atrás, poucos atletas haviam ouvido falar disso. Apesar disso, as vendas da bebida dispararam, principalmente devido à fama de fonte natural de eletrólitos. A água de coco pura contém muitos eletrólitos, como o sódio, um dos mais eliminados durante a transpiração.
Contudo, muitas das variedades à venda possuem menos sódio do que o encontrado na água extraída diretamente do coco ou nos energéticos tradicionais. Poucos estudos avaliaram os efeitos da ingestão da água de coco durante a atividade física. Em um deles, os pesquisadores submeteram os voluntários a uma corrida de 90 minutos sob temperaturas elevadas. Nas duas horas que precederam os exercícios, foram testados os efeitos das seguintes bebidas sobre os sujeitos: água pura, energéticos, água de coco e água de coco enriquecida com sódio. Embora todos tenham permanecido "de certa forma" desidratados, a água de coco enriquecida com sódio exerceu o mesmo efeito que o energético.
As bebidas energéticas são úteis para os atletas de elite e para as pessoas que se exercitam por períodos de tempo longos. Contudo, para as pessoas que se exercitam com intensidade moderada por uma hora ou menos, a água provavelmente é a melhor opção. A água de coco pode hidratar tanto quanto os energéticos, desde que contenha níveis elevados de sódio.



