Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Cientistas encontram fóssil de baleia pré-histórica na Antártida

Segundo pesquisadores, exemplar é de um cetáceo primitivo de 49 milhões de anos

Centista sueco desenterra restos da Archaeoceto, um parente distante das baleias atuais. O exemplar encontrado na Antártida é um dos mais antigos já descobertos | Marcelo Reguero/Direccion Nacional del Antartico/AFP Photo
Centista sueco desenterra restos da Archaeoceto, um parente distante das baleias atuais. O exemplar encontrado na Antártida é um dos mais antigos já descobertos (Foto: Marcelo Reguero/Direccion Nacional del Antartico/AFP Photo)

Cientistas argentinos encontraram na Antártida restos de uma baleia primitiva, chamada arqueoceto", de 49 milhões de anos, anunciaram pesquisadores nesta terça-feira (11).

"O exemplar corresponde a um cetáceo primitivo de 49 milhões de anos. É o primeiro cetáceo adaptado à vida marinha encontrado na Antártida", informou o pesquisador Marcelo Reguero.

Segundo o cientista, os restos encontrados pertencem "à família dos basilossauros. É uma descoberta de muita importância dentro da evolução do grupo de baleias."

Reguero é chefe do Projeto de Paleontologia de Vertebrados do Instituto Antártico, além de pertencer ao Museo de La Plata e ao Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Ténicas (Conicet).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.