Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nasa

Cientistas flagram choque de objeto com a Lua

Com plano de retorno ao satélite, Nasa quer estudar episódio detalhadamente

Cientistas da Nasa estão estudando o impacto de um meteoróide na Lua no dia 7 de novembro, com uma potência equivalente à de 70 quilos de dinamite. Meteoróides são objetos rochosos que ganham o nome de meteorito quando entram na atmosfera da Terra. Esses impactos na Lua não são de todo incomuns, mas apenas em 1999 cientistas o observaram pela primeira vez enquanto ocorria.

O impacto ocorreu na região da Lua conhecida como Mar das Chuvas. (Os observadores antigos acreditavam que as áreas escuras da Lua eram mares e que as iluminadas seriam continentes, daí o nome dado à região.)

Segundo os especialistas, o meteoróide teria um diâmetro de 13 centímetros e se deslocava a uma velocidade de 96,5 mil quilômetros por hora. A cratera formada na superfície da Lua seria de três metros de diâmetro.

Como a Nasa planeja retornar à Lua, suas atenções estão se voltando novamente para o que acontece ali e o que representam impactos lunares para os futuros exploradores. Na Lua, sem atrito da atmosfera ou gravidade, nada pára um meteoróide e a trajetória provável das partículas formadas com o choque também difere muito.

"A probabilidade de ser atingido por um meteoróide na superfície da Lua é muito, muito pequena", disse, num comunicado da Nasa, o astrônomo Bill Cooke, do Departamento de Ambiente Meteoróide, do Centro Marshall de Vôo Espacial. O desafio é aprender o que acontece com o material ejetado em alta velocidade, os destroços lançados pelo choque do meteoróide, que não são desacelerados pela fricção atmosférica ou pela gravidade da Terra.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.