Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
há 2 semanas

Cientistas são cercados por ursos polares e ficam presos em estação na Rússia

Cinco meteorologistas aguardam há duas semanas por um resgate

Cerca de 10 ursos polares, incluindo filhotes, estão nas proximidades da estação meteorológica | Reprodução/Pixabay
Cerca de 10 ursos polares, incluindo filhotes, estão nas proximidades da estação meteorológica (Foto: Reprodução/Pixabay)

Cinco cientistas estão presos em uma estação meteorológica em uma ilha remota na Rússia, cercados por ursos polares que vivem nas redondezas. Localizada na ilha Troynoy, no alto Ártico, a estação está cercada por aproximadamente 10 ursos. O grupo incluiu uma mãe e seus filhotes, que não aparentam ter a menor intenção de deixar o local. As informações são do Huffington Post.

Impedidos de sair há cerca de duas semanas, os meteorologistas se encontram sem os equipamentos inflamáveis normalmente utilizados para espantar os animais. E os ursos estão, literalmente, dormindo embaixo da janela da casa. Os animais ainda acabaram matando um cachorro mantido no local, segundo a TASS, agência russa de notícias que conversou com alguns dos cientistas por telefone.

Classificada como vulnerável pela UICN, (União a espécie não pode ser baleada, a não ser em caso de legítima defesa, conforme as leis da Rússia. “Os ursos vivem no Ártico, não podemos proibi-los de andarem ao redor, mas caso o pior cenário aconteça, o chefe da estação possui uma arma ”, disse o supervisor do serviço de meteorologia de Arkhangels , Vasily Shevchenko, à NBC News.

O serviço meteorológico irá enviar um navio com suprimentos - incluindo cachorros, tochas e equipamentos que causam pequenas explosões para assustar os ursos. A carga, no entanto, deverá demorar cerca de um mês para chegar ao local.

Até lá, os meteorologistas deverão aguardar, pois a previsão de os ursos deixarem o local espontaneamente não é otimista.“Por volta do fim do mês de outubro e começo de novembro, as águas perto da costa da ilha irão congelar e os ursos vão deixarão a ilha em busca de comida”, disse Shevchenko à TASS.

Colaborou: Cecília Tümler

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.