Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
direitos humanos

Cifra de prisões no primeiro trimestre em Cuba supera a de todo 2010

Organização diz que, em março, houve ao menos 1.158 detenções arbitrárias por razões políticas e mais da metade foi realizada antes e durante a visita do Papa Bento XVI

No total, 2.393 cubanos foram presos por razões políticas no primeiro trimestre deste ano, incluindo os detidos preventivamente em função da recente visita do Papa Bento XVI à ilha, cifra que superar a registrada em todo 2010, afirma a ilegal Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional.

Essa organização disse que, em março, houve ao menos 1.158 detenções arbitrárias por razões políticas e mais da metade foi realizada antes e durante a visita do Papa.

"Certo número delas foram de prisões domiciliares extrajudiciais sob custódia de agentes policiais e parapoliciais e a ameaça certa de que os detidos em seus domicílios seriam presos se deixassem seus lares", indica o informe assinado pelo porta-voz Elizardo Sánchez.

Em outro informe da Comissão, também enviado à AFP por e-mail, o grupo relata que Andrés Carrión, o opositor que ficou preso 18 dias depois de gritas slogans contra o governo comunista durante uma missa de Bento XVI em Santiago de Cuba (sudeste), foi detido novamente na segunda-feira (16), junto com outro ativista, Anyer Antonio Blanco Rodríguez, da União Patriótica de Cuba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.