• Carregando...
O americano Mitchell Hunter, de 35 anos, mostra seu rosto depois de cinco anos de  sucesso da cirurgia facial. | Reprodução/CNN
O americano Mitchell Hunter, de 35 anos, mostra seu rosto depois de cinco anos de sucesso da cirurgia facial.| Foto: Reprodução/CNN

O norte-americano Mitchell Hunter foi a segunda pessoa a receber um transplante facial completo nos Estados Unidos. Agora, cinco anos depois da operação, ele compartilhou um pouco de sua história, e revela como é conviver com o novo rosto. As informações são do site americano CNN Indianápolis .

Hunter perdeu o rosto depois de sofrer um acidente de carro em 2001, quando recebeu descargas elétricas de 10 mil volts por cinco minutos seguidos. Mas, apesar de todas as consequências negativas, ele vê fatores positivos no que aconteceu. “Eu olho para o acidente como algo que me fez mais forte”, explica ele. “Quero dizer, sim, eu gostaria de ter meu rosto de volta, mas sem o que aconteceu eu não seria quem eu sou hoje”.

Mitchell Hunter antes e logo após a cirurgia de reconstrução de sua face.

Sobre aparecer em público, Hunter diz que têm sido muito mais fácil depois da cirurgia: “Eu sou apenas mais um rosto na multidão, e isso é tudo o que eu queria”. Com 35 anos, ele conta que se sente saudável “como se tivesse 21 anos novamente”.

A operação, que aconteceu em 2011, teve 14 horas de duração e deu a Hunter as sensações faciais de volta. Calor, frio, dor, cócegas, coceira na barba ou alguém beijando seu rosto - ele consegue sentir tudo.

Rotina

Além de ganhar de volta sua sensação, Hunter tem sido capaz de viver uma vida normal novamente. Ele vai para o trabalho todos os dias e leva os filhos ao cinema, além de compartilhar sua vida pós-transplante em um canal no Youtube.

“Tenho uma rotina normal. Eu me levanto, tomo banho, pego minhas chaves do carro, saio, vou até a loja onde trabalho. É uma sensação agradável ser um ser humano comum e ter um emprego das nove às cinco, acordando como qualquer outro pra ir trabalhar“, reconhece.

Agradecido pelo sucesso da cirurgia, Hunter aproveita para encorajar as pessoas a se tornarem doadoras de transplantes. “O transplante dará para outra pessoa, outro ser humano,uma qualidade de vida melhor”, disse ele. “É só pensar que alguém neste mundo está vivendo uma vida melhor por causa de uma escolha que você fez. Eu acho que isso faz valer a pena”.

Veja outros casos de transplantes faciais

Confira vídeo do canal do Youtube de Mitchell Hunter

Confira o antes e depois de transplantes faciais bem sucedidos

  • Carmen Blandin Tarleton ficou desfigurada depois do marido ter derrubado ácido industrial nela.
  • Connie Culp teve o rosto destruído pelo marido, que deu um tiro nela em 2004. Connie passou, em 2008, por uma cirurgia quase total de rosto nos Estados Unidos. A operação foi a primeira desse tipo no país.
  • Dallas Wiens perdeu seu rosto quase completamente depois de um incêndio em 2008. Ele passou por transplante em 2011
  • Charla Nash foi desfigurada por um chimpanzé. Sua cirurgia de transplante aconteceu em 2011, em Boston, nos Estados Unidos.
  • Richard Norris sofreu um acidente com uma arma em 1997, e utilizou uma máscara cirúrgica por 15 anos para esconder seu rosto. Na imagem da direita, Richard após o transplante.

*Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]