Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Circunstâncias da morte do criminoso seguem controversas

Pablo Escobar morreu há 21 anos em uma operação policial liderada pelo coronel Hugo Aguilar. Em 2 de dezembro de 1993, encurralado por inimigos, imerso em uma guerra contra o Estado e após ter perdido parte de seu círculo de segurança, foi localizado em uma casa da cidade de Medellín. Com evidente sobrepeso e duas pistolas nas mãos, fugiu a tropeções pelo telhado do prédio, onde foi atingido pelos disparos dos policiais.

No entanto, essa versão oficial é contestada por algumas publicações. Uma delas de Juan Pablo Escobar, filho do traficante que publicou recentemente o romance Pablo Escobar: Mi Padre. Na obra, ele garante que o pai se suicidou quando se viu ferido e encurralado nos telhados da casa de Medellín.A versão também é defendida por sua irmã Alba Marina e se apoia nas autópsias que apontam que o traficante foi atingido por uma bala que entrou perto da orelha direita, o que poderia indicar um tiro na têmpora próprio de um suicídio.

A terceira versão nasceu de outro livro de autoria do desmobilizado chefe paramilitar Diego Fernando Murillo, extraditado aos Estados Unidos, onde cumpre pena por narcotráfico. Segundo essa versão, publicada no livro Así Matamos al Patrón, ele esteve com a polícia no momento da morte de Escobar e assegura que foi um irmão seu quem matou o traficante. (AG)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.