Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grupo dos grandes

Clima de tensão marca o início da reunião do G8 na Alemanha

Ataques entre os Estados Unidos e a Rússia esquentam encontro

Na televisão | Reprodução/TV Globo
Na televisão (Foto: Reprodução/TV Globo)

Berlim – Contaminada por ataques entre Estados Unidos e Rússia e marcada por tensões dentro e fora das salas de reunião, a cúpula do G8 (grupo dos oito países industrializados) terá início hoje no balneário alemão de Heiligendamm, do Mar Báltico.

Entre os chefes de Estado e de governo, diferenças em relação às políticas ambientais, a questão dos mísseis entre russos e americanos e o sistema financeiro internacional aumentarão a temperatura do encontro. Os governos dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Franca, Reino Unido, Rússia e Japão ainda serão cobrados por suas promessas de ajudar os países mais pobres. Do lado de fora e mantidos à distância pelos policiais, manifestantes já demonstraram nos últimos dias que não vão dar trégua. Brasil, China, Índia, África do Sul e México também participarão de uma parte do debate como convidados.

Fontes em Berlim já temem que o encontro estará contaminado pelos ataques nos últimos dias entre os presidentes George W. Bush e o russo Vladimir Putin. O russo vem aumentando o tom das críticas contra os americanos e seus planos de colocar um sistema de defesa na Europa Central. Putin chegou a chamar os americanos de "imperialistas" e ameaçou apontar seus mísseis à Europa. Já Bush chegou a questionar a democracia na Rússia, apenas para escutar de volta de Putin que ele seria o único democrata hoje em um governo.

Em Berlim, local central da disputa entre soviéticos e o Ocidente, diplomatas insistem que Guerra Fria acabou. Ainda assim, o encontro entre Bush e Putin é aguardado com especial interesse. Putin ainda se opõe a independência do Kosovo, tema que os europeus e americanos gostariam de ver tratado no encontro. Já os americanos querem apoio do grupo na guerra contra o terrorismo e para a manutenção de seus soldados no Iraque e Afeganistão. Os demais países do bloco não querem transformar a questão no centro do debate.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.