Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Candidato independente

CNN confirma exclusão de Kennedy do primeiro debate presidencial nos EUA

Emissora americana disse que Robert F. Kennedy Jr. não cumpriu até esta quinta-feira (20), prazo final, os requisitos para participar do debate da semana que vem (Foto: REUTERS/Brian Snyder)

Ouça este conteúdo

Robert F. Kennedy Jr., candidato independente à presidência dos Estados Unidos, não conseguiu cumprir as exigências da CNN e não participará do primeiro debate dos postulantes à Casa Branca, que será realizado em Atlanta no próximo dia 27, informou a emissora.

RFK, como é conhecido, havia apresentado em maio uma queixa na Comissão Eleitoral Federal contra a CNN por tê-lo excluído e outros candidatos do debate que reunirá o presidente democrata Joe Biden e seu adversário republicano, Donald Trump. Agora, a emissora confirmou sua exclusão, informou a agência Associated Press.

Numa declaração divulgada nesta quinta-feira, Kennedy disse que sua desqualificação é “antidemocrática, antiamericana e covarde”.

Para participar do debate presidencial, a CNN exigiu dos candidatos duas condições: assegurar a inclusão do seu nome em cédulas de votação em estados que somem ao menos 270 votos no Colégio Eleitoral, o mínimo necessário para ganhar a eleição, e alcançar ao menos 15% em quatro pesquisas “confiáveis” ​​até esta quinta-feira (20).

A assessoria de campanha de Kennedy afirma que ele garantiu sua inclusão nas cédulas em 22 estados, que somam 310 votos eleitorais, mas a CNN argumentou que ele assegurou presença em apenas seis estados, que reúnem 89 votos no Colégio Eleitoral.

A respeito das pesquisas, a emissora apontou que Kennedy teve ao menos 15% das intenções de voto em apenas três levantamentos.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.