O guerrilheiro das Farc "El Indio Efraín", chefe da segurança do líder rebelde Alfonso Cano, foi capturado após intensas operações militares no sudoeste da Colômbia, informou na sexta-feira (4) o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón.
"Em operações realizadas no departamento de Cauca (sudoeste) foi capturado 'El Indio Efraín', chefe da segurança de Cano", disse Pinzón em entrevista coletiva.
Com "El Indio Efraín" foram detidos outros três membros da segurança de Cano, e no local da ação morreram uma mulher e o operador de rádio do grupo, conhecido por "El Zorro".
A operação ocorreu na zona montanhosa entre os municípios de Suárez e Buenos Aires, onde prosseguem intensos combates entre tropas do Exército e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Segundo Pinzón, os militares apreenderam com "El Indio Efraín" sete computadores, uma metralhadora M-60, 97 mil dólares e mais dinheiro em outras moedas.
Cano substituiu o máximo líder e fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de ataque do coração em março de 2008.



