Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
guerrilha

Colômbia desarticula rede de traficantes de armas para as Farc

Entre as armas apreendidas havia granadas, morteiros, fuzis, sistemas de visão noturna, detectores de minas e projéteis de diferentes calibres

O Exército e a Procuradoria Geral da Colômbia desarticularam uma rede de tráfico de armas que abastecia a guerrilha Farc e prenderam 44 pessoas, inclusive sete militares, disseram autoridades nesta segunda-feira.

A investigação durou mais de um ano, em 11 cidades, segundo o Exército. Entre as armas apreendidas havia granadas, morteiros, fuzis, sistemas de visão noturna, detectores de minas e projéteis de diferentes calibres.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são a guerrilha mais antiga do continente, e são consideradas um grupo terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia. O governo acusa a guerrilha de se envolver com o tráfico de cocaína para financiar suas atividades.

Embora as Farc tenham sido debilitadas por uma ofensiva militar liderada pelo ex-presidente colombiano Alvaro Uribe, que governou o país entre 2002 e 2010, a guerrilha ainda mantém presença em regiões montanhosas e de selva, onde com frequencia lança ataques de impacto contra as forças de segurança do país.

O grupo também realiza ataques em centros urbanos ara demonstrar que ainda tem poderio militar e não foi derrotado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.