O governo colombiano e os guerrilheiros das Farc vão começar as negociações de paz em Oslo no dia 15 de outubro e farão uma coletiva de imprensa conjunta em 17 de outubro, informaram o governo da Noruega e fontes diplomáticas nesta quinta-feira (4).
As partes, que se esforçam para acabar com cinco décadas de conflito, estão em Havana, com diplomatas noruegueses e outros, trabalhando para se preparar para as conversações oficiais.
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse na semana passada que estava "cautelosamente otimista" de que seu governo pode chegar a um acordo de paz com os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O grupo rebelde foi formado em 1964, mas sua filiação caiu para cerca de 8 mil membros nos últimos anos. O grupo é financiado principalmente pelo comércio de cocaína e extorsão e recorreu ao recrutamento de crianças depois que o apoio para a sua causa marxista diminuiu.
As Farc são consideradas uma organização terrorista por Washington e União Europeia.
"Foi oficialmente confirmado pelo governo da Colômbia e as Farc que a conferência de imprensa em Oslo está prevista para 17 de outubro de 2012", disse o governo norueguês.
Fontes diplomáticas norueguesas afirmaram que as conversas estavam prevista para começar em Oslo em 15 de outubro.



