• Carregando...
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fala durante a cerimônia de transferência de comando da Polícia Nacional da Colômbia, em 19 de agosto de 2022.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fala durante a cerimônia de transferência de comando da Polícia Nacional da Colômbia, em 19 de agosto de 2022.| Foto: EFE/ Carlos Ortega

A Venezuela e a Colômbia retomaram oficialmente as relações diplomáticas, com a chegada no domingo (28) do embaixador colombiano Armando Benedetti ao país vizinho.

As relações estavam rompidas desde 2019, quando Iván Duque, ex-presidente colombiano, não reconheceu a reeleição do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, apoiando a proclamação do líder da oposição, Juan Guaidó, como presidente interino.

"As relações com a Venezuela nunca deveriam ter sido rompidas. Somos irmãos e uma linha imaginária não pode nos separar", disse Benedetti na visita a Caracas.

Além da mudança de embaixadores, os países preveem a abertura completa dos mais de 2 mil km de fronteira, que estavam fechados desde 2015 e que foram parcialmente abertos no final do ano passado. Também está prevista a parceria militar entre os dois países.

Os países estão mais próximos desde a eleição do atual presidente colombiano, Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda eleito no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]