• Carregando...

A Colômbia rejeitou na terça-feira uma proposta da Venezuela para o início de um processo de paz no seu território, disse o chanceler Jaime Bermúdez, qualificando a iniciativa como uma intromissão nos assuntos colombianos.

O ministro respondia às declarações feitas horas antes por seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, que prometeu levar na quinta-feira "uma metodologia para um plano de paz" à reunião ministerial do bloco regional Unasul em Quito.

"Uma proposta de um plano de paz para a Colômbia é como se a Colômbia ou qualquer outro país falasse de um plano de democracia para a Venezuela", disse Bermúdez a jornalistas.

"Além do mais, um verdadeiro plano de paz começa por não permitir que existam criminosos em lugar nenhum do mundo, que não tenham espaço físico nem político", afirmou Bermúdez, que confirmou sua presença na reunião de Quito.

O governo socialista da Venezuela rompeu relações com a Colômbia na semana passada, em reação às acusações de que Caracas seria tolerante com a presença de guerrilheiros colombianos no seu território.

Maduro saiu em missão pela América do Sul para buscar apoio à posição venezuelana. Na segunda-feira, ele esteve com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e com o marido dela, Néstor Kirchner, secretário-geral da Unasul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]