• Carregando...
Primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni: país vive pior crise demográfica desde a unificação
Primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni: país vive pior crise demográfica desde a unificação| Foto: EFE/EPA/FILIP SINGER

Estatísticas divulgadas pelas Câmaras de Comércio da Itália revelaram que 11% das empresas no país pertencem a imigrantes, um crescimento de 7% em comparação a 2019, totalizando 659.709 negócios administrados por estrangeiros.

De acordo com as informações oficiais, 34% dos empreendimentos são de cidadãos romenos, chineses ou marroquinos e estão localizados principalmente nas províncias de Florença, Turim, Cremona, Fermo, Prato e Viterbo.

O aumento de imigrantes na Itália ocorre em meio a uma queda crescente de natalidade no país, que registrou no ano passado o menor número de nascimentos desde sua unificação, número que chegou a 379 mil.

À agência de notícias italiana Ansa, a presidente da Unioncamere, Andrea Prete, que representa as câmaras de comércio, afirmou que os empreendedores estrangeiros têm se tornado cada vez mais essenciais para a economia do país, principalmente com a crise demográfica.

"A contribuição dada à economia italiana pelos empreendedores estrangeiros é ainda mais apreciada e necessária diante do andamento demográfico do nosso país, um problema para o qual não há solução em curto prazo", disse.

Apesar dos ganhos econômicos, a Itália, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni, enfrenta uma crise migratória sem precedentes desde o ano passado, quando milhares de pessoas chegaram ilegalmente na ilha de Lampedusa, que integra o território do país europeu.

Desde então, o governo tem buscado soluções para o problema. Somente no ano passado, foram assinados quatro decretos sobre migração pela premiê em relação à chegada de imigrantes ilegais

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]