• Carregando...

Um comandante das Farc com quase 30 anos de militância na guerrilha, acusado de dezenas de ataques às Forças Armadas e à população civil, morreu nesta quarta-feira em combates com o Exército numa região na selva no sul da Colômbia, informaram fontes militares.

A morte de Roque Tique, apelidado de "Saavedra" ou "El Indio", comandante da frente 81 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), aconteceu perto do município de Calamar, no departamento del Guaviare.

Tique participou de vários assaltos no sul da Colômbia nos quais foram sequestrados militares, sendo que alguns ainda continuam em poder do grupo rebelde, que busca trocá-los por guerrilheiros presos por meio de um acordo humanitário com o governo.

As conquistas de Tique fizeram com que ele ganhasse a confiança de Jorge Briceño, também conhecido como "El Mono Jojoy", chefe militar das Farc, considerado pelas Forças Armadas um dos comandantes guerrilheiros mais violentos e sanguinários.

"A frente 81 das Farc está relacionada com a comissão de delitos de narcotráfico, sequestro, assassinato de civis, extorsão e tráfico de material de guerra no departamento de Guaviare", informou um comunicado do Comando Geral das Forças Militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]