Os colégios eleitorais italianos abriram neste domingo (6) às 8h (horário local, 3h de Brasília), no primeiro dia das eleições municipais para renovar 942 Prefeituras, entre elas as de Palermo, Gênova, Verona e Parma.
Neste domingo, as urnas permanecerão abertas até as 22h (17h) e abrirão de novo amanhã às 7h (2h) para fechar definitivamente às 15h (10h), quando começará a apuração.
Nove milhões de italianos foram convocados para este pleito, os primeiros realizados com um Governo tecnocrata sem políticos e que não representa risco algum para o primeiro-ministro, Mario Monti, embora se considere um primeiro teste para os partidos para as gerais de 2013.
Desde que o Governo de Silvio Berlusconi caiu, em novembro do ano passado, e Monti chegou ao poder, os partidos temem ter perdido consensos, enquanto algumas coalizões, como a que mantinham o Povo da Liberdade (PDL, de Berlusconi) com a Liga Norte, se romperam.
Por isso as forças políticas veem a votação, embora seja parcial, como um teste para saber se os italianos ainda mantêm seu apoio à centro-direita de Berlusconi ou consideram encerrada essa etapa.



