• Carregando...

Um dos engenheiros que coordena o resgate dos 33 mineiros presos há três semanas em uma mina no norte do Chile afirmou que a perfuração deve ser iniciada hoje ou segunda-feira. Ontem, começou a ser montada a furadeira hidráulica especial que será usada para abrir uma via de escape para os mineiros, segundo a rede de tevê britânica BBC. "Terminamos de montar a plataforma para a máquina. Esperamos que entre domingo (hoje) e segunda possamos começar a perfurar", disse o engenheiro André Sougarret, que coordena o trabalho de resgate.

A estimativa é que mesmo com o trabalho de perfuração intenso, a operação de resgate deve levar vários meses. A previsão é de que os mineiros sejam resgatados até o Natal.

Médicos da Nasa, a agência espacial americana, que atuam nos programas para manter astronautas saudáveis durante longas missões em espaços confinados, chegarão ao Chile na próxima semana para auxiliar a equipe médica responsável pelos mineiros.

Até o momento, há orientação médica para que os mineiros sigam um programa especial de exercícios e recreação nesse período com o intuito de mantê-los fisicamente e mentalmente preparados para a longa espera. Há instruções também para usar luzes para diferenciar o dia e a noite.

O ministro da Saúde do Chilel Jaime Mañalich disse na sexta-feira que cinco dos 33 mineiros estariam com depressão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]