Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Comentário de ministro da Defesa do Japão sobre bomba atômica irrita sobreviventes

Os comentários do ministro da Defesa do Japão, Fumio Kyuma, de que "as bombas nucleares jogadas pelos Estados Unidos sobre o Japão em 1945 foram um meio inevitável para pôr um fim à Segunda Guerra Mundial", irritaram os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki.

Durante discurso em uma universidade de Tóquio, o ministro, que é representante de Nagasaki no Parlamento, disse que o ataque "foi algo que não poderia ter sido evitado". Kyuma disse depois que estava expressando o ponto de vista americano sobre os eventos: "Os Estados Unidos pensaram que poderiam prevenir que a União Soviética declarasse guerra ao Japão".

O primeiro ministro Shinzo Abe minimizou o comentário, afirmando que este não traria nenhum efeito sobre a luta do país pela abolição das armas nucleares. Líderes japoneses raramente comentam o uso da bomba atômica contra o Japão, com medo de estragarem a relação com os Estados Unidos.

- Ele deve saber que centenas de milhares de pessoas morreram, e morreram em agonia - disse uma sobrevivente. - Kyuma é de Nagasali, e estou evergonhada por ele.

As declarações vieram um mês antes das eleições do dia 29 de julho, para a qual o partido do premier Abe está buscanddo apoio público.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.