Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Primeira Guerra Mundial

Comissão dos EUA aprova texto sobre "genocídio" armênio

Texto pede reconhecimento do massacre dos armênios pelo império otomano. Medida vai contra recomendação de Bush, que teme tensão com a Turquia

Uma comissão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos desafiou nesta quarta-feira (10) o presidente George W. Bush e aprovou uma declaração qualificando de "genocídio" o massacre dos armênios pelo império otomano.

A declaração foi aprovada pela Comissão das Relações Exteriores da Câmara por 27 votos a favor e 21 contra, e deve ser agora objeto de votação no plenário.

O texto diz que o massacre de armênios durante a Primeira Guerra Mundial deve ser totalmente reconhecido pelos Estados Unidos, que consideram a Turquia como um de seus principais aliados.

Bush havia declarado mais cedo que uma declaração deste tipo afetaria significativamente as relações entre Washington e Ancara.

A Turquia integra a Otan, e constitui uma base essencial para o Exército americano em suas operações no Iraque e no Afeganistão.

O presidente turco, Abdullah Gul, reagiu declarando a decisão "inaceitável".

"Esta inaceitável decisão do comitê (...) não tem validade nem credibilidade para o povo turco", disse Gul à agência de notícias Anatolia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.