Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra comercial

Comissão Europeia apresentará resposta a tarifas recíprocas dos EUA na semana que vem

Fábrica de aço na Alemanha: UE votará a princípio sobre tarifas dos EUA sobre aço e alumínio, e depois sobre taxas recíprocas e sobre automóveis (Foto: EFE/EPA/FRIEDEMANN VOGEL)

Ouça este conteúdo

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (8) que pretende apresentar na semana que vem um plano de resposta às tarifas que os Estados Unidos chamam de recíprocas e também às tarifas de Washington sobre automóveis.

“Também no início da semana que vem, como a segunda fase de nossa resposta às tarifas dos EUA, desta vez sobre carros e recíprocas, basicamente apresentaremos nosso plano da mesma forma que fizemos com o aço e o alumínio”, disse o porta-voz da entidade, Olof Gill, em entrevista coletiva.

Gill disse que a Comissão Europeia aproveitará a ocasião para explicar “qual é o roteiro”.

“Em seguida, consultamos os Estados-membros, consultamos o setor, antes de apresentarmos as medidas finais que proporemos aos Estados membros para votação”, disse ele.

O porta-voz também lembrou que os Estados-membros votarão na quarta-feira sobre as contramedidas que o Executivo da UE propôs em resposta às tarifas que Washington impôs sobre o aço e o alumínio.

Segundo ele, se os países da UE derem à comissão autorização para avançar com essas medidas em resposta às tarifas de aço e alumínio, a expectativa é que sejam implementadas no início da semana que vem.

Gill enfatizou nesta terça-feira que a Comissão Europeia espera que os Estados Unidos se envolvam “de forma significativa” na negociação sobre as tarifas impostas por Washington, e garantiu que a resposta de Bruxelas às taxas é “gradual, calma, calibrada e específica”.

“Estamos aguardando que nossos colegas americanos se engajem de forma significativa. Estamos tentando evitar as tarifas, não estamos provocando a situação, estamos tentando resolvê-la, por isso preparamos nossa resposta em primeira instância às tarifas dos EUA sobre aço e alumínio. Essa resposta será votada pelos Estados-membros amanhã e entrará em vigor na semana que vem se nos derem um mandato para implementá-la”, comentou.

“Em seguida, analisaremos nossa resposta em relação às tarifas dos EUA sobre as importações de automóveis e as chamadas tarifas recíprocas. Portanto, nossa resposta é gradual, calma, calibrada e específica”, acrescentou.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.