Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Decisão livre

Comitê de Saúde dos EUA deixa de recomendar vacina anual contra Covid

Um importante comitê de saúde dos EUA decidiu por deixar de recomendar dose anual de vacinas contra a Covid-19 (Foto: Erik S. Lesser / EFE)

Ouça este conteúdo

Um importante comitê consultivo de vacinas dos Estados Unidos votou nesta semana para suspender a recomendação da vacina contra a Covid-19. Até agora, a dose vinha sendo oficialmente recomendada para todos os adultos, todos os anos, desde o início da pandemia. A decisão, agora, depende de uma decisão individual com recomendação médica.

O Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (Acip)é o órgão que decide a política de vacinas dos EUA. O painel passou a sexta-feira (19) debatendo a vacina contra a COVID-19, que, nos últimos anos, tem sido uma recomendação de rotina, assim como a vacina anual contra a gripe. O órgão decidiu também contra a necessidade de uma prescrição médica para a vacinação.

VEJA TAMBÉM:

Em dois dias de reuniões, o Acip também mudou suas recomendações sobre as vacinas combinadas contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela e adiou os planos para uma votação sobre a vacina contra a hepatite B. Em junho, o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., um cético sobre a eficácia das vacinas, demitiu todos os 17 membros do comitê e escolheu seus sucessores.

Em maio, o governo federal já havia parado de recomendar as vacinas contra a COVID-19 para gestantes saudáveis e crianças. Durante uma discussão na sexta-feira, o aliado de Kennedy, Dr. Robert Malone, argumentou que não havia evidências de que a vacina contra a COVID prevenisse infecções graves. Por outro lado, o Dr. Cody Meissner, que já integrou o painel de vacinas da Food and Drug Administration, defendeu que existem dados "muito bem definidos" de que a vacina protege contra a infecção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.