• Carregando...
Profissional de saúde prepara dose de vacina da Pfizer contra Covid-19 em escola de ensino médio em Los Angeles, EUA, 10 de setembro
Profissional de saúde prepara dose de vacina da Pfizer contra Covid-19 em escola de ensino médio em Los Angeles, EUA, 10 de setembro| Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

Um painel científico dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) recomendou nesta terça-feira a vacina contra a covid-19 desenvolvida por Pfizer e BioNTech para menores com idades entre cinco e 11 anos, o que significa que a aplicação do imunizante para esta faixa etária poderá começar nos próximos dias no país.

O Comitê Assessor sobre Práticas de Imunização (ACIP) deu a sua aprovação unânime, e agora só resta à diretora dos CDC, Rochelle Walensky, assinar a decisão final para que a vacina seja definitivamente aprovada para utilização de emergência nos EUA com esses jovens.

A própria Walenksy foi encarregada de abrir a reunião do ACIP, um grupo independente de especialistas que aconselha os CDC, com um discurso no qual defendeu a vacinação das crianças.

A diretora dos CDC observou que durante a recente onda da variante delta, as internações pediátricas dispararam em hospitais americanos.

Segundo dados dos CDC, desde o início da pandemia foram registrados 1,9 milhão de casos de covid-19 entre crianças de cinco a 11 anos, 8.300 internações e 94 mortes.

Além disso, 2.316 crianças nesta faixa etária sofreram de síndrome inflamatória multissistêmica, que envolve a inflamação de vários órgãos e é uma complicação da covid-19.

Antes de proceder à votação, vários membros do comitê mencionaram o impacto que a pandemia teve nas crianças.

"Muitas crianças perderam um dos pais ou ficaram órfãs nesta pandemia, o que é incrivelmente trágico. Por isso, como especialista em doenças infecciosas e mãe de duas crianças vacinadas, apoio totalmente a recomendação desta vacina para esta faixa etária", disse a médica Camille Kotton.

A vacina da Pfizer para crianças de cinco a 11 anos não será administrada em grandes centros de vacinação, mas em clínicas e farmácias pediátricas.

O governo dos EUA disse nesta semana que já tinha assegurado doses suficientes do soro para as 28 milhões de crianças dessa faixa etária, motivo pelo qual a vacinação de menores estará "plenamente operacional" a partir da próxima semana

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]