• Carregando...
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente americano Donald Trump durante coletiva de imprensa na Casa Branca, 19 de março de 2019. Foto: Kim Watson / AFP
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente americano Donald Trump durante coletiva de imprensa na Casa Branca, 19 de março de 2019. Foto: Kim Watson / AFP| Foto:

Em sua primeira visita oficial a um chefe de Estado desde que tomou posse, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou nesta terça-feira (19) com o presidente americano Donald Trump, na Casa Branca. Bolsonaro chegou à capital dos Estados Unidos no domingo para uma agenda de compromissos que incluiu encontros, jantares e uma visita à CIA, a agência central de inteligência dos EUA.

Saiba mais: Trump recebe Bolsonaro na Casa Branca

O mundo prestou atenção ao encontro entre os dois líderes. A imprensa internacional destacou principalmente a sintonia entre os dois presidentes e a declaração de Trump de que o Brasil pode se tornar um aliado com privilégios similares aos dos membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Confira o que alguns dos principais jornais do mundo disseram sobre a visita:

Estados Unidos

The Washington Post

O Washington Post destacou a intenção dos EUA de tornar o Brasil um aliado oficial, como disse Trump na reunião com o brasileiro no Salão Oval da Casa Branca. Como aliado fora da OTAN, o Brasil teria acesso a equipamentos e tecnologia militar dos EUA.

O jornal também publicou um texto relatando como muitos brasileiros, durante o período da viagem presidencial, foram às mídias sociais com críticas a Bolsonaro e denúncias de que ele "estaria vendendo a nação para os americanos".

Em artigo de opinião, um colunista do Washington Post apontou o esforço dos dois presidentes no combate às "fake news", que seria, na opinião do colunista Erik Wemple, um esforço para deslegitimar notícias negativas para o governo.

Às vésperas da viagem, o Washington Post publicou uma análise sobre o que esperar do encontro entre os presidentes "nacionalistas linha-dura".

The New York Times

O New York Times disse que a visita de Bolsonaro à Casa Branca fortalece o vínculo entre Brasil e EUA, e que, para Trump, olhar para o presidente do Brasil é como "olhar-se no espelho".

O diário americano também destacou a visita que Bolsonaro fez à CIA na segunda-feira e a sua declaração de admiração pelos Estados Unidos. Segundo o jornal, a visita à agência de inteligência americana deve ter surpreendido alguns no Brasil "onde os EUA e os seus serviços de espionagem têm sido vistos com desconfiança nos últimos anos".

O New York Times disse que essa visita reflete uma mudança do Brasil para uma posição mais pró-americana, e tem o objetivo de ampliar a cooperação diplomática e comercial entre "as duas maiores economias do Hemisfério Ocidental".

Em vídeo, o jornal lembrou algumas declarações controversas de Bolsonaro durante a campanha e comparou o seu estilo ao de Trump, que também "fala sem rodeios".

Fox News

O canal de TV americano Fox News fez uma entrevista com o presidente Bolsonaro. Vários assuntos foram abordados, entre eles: a construção do muro na fronteira entre EUA e México, a situação da Venezuela e o assassinato de Marielle Franco.

Bolsonaro foi questionado pela entrevistadora sobre alegações de que ele e sua família teriam ligações com milícias suspeitas de envolvimento no caso do assassinato de Marielle. O presidente acusou a mídia brasileira de tentar envolvê-lo injustamente no caso.

The Wall Street Journal

O diário Wall Street Journal, especializado em economia, ressaltou o aquecimento das relações entre os dois países e a intenção dos EUA de oferecer ao Brasil tratamento similar ao oferecido a membros da OTAN, o que aprofundaria os vínculo militar americano com os brasileiros.

Reino Unido

The Guardian (Reino Unido)

O jornal britânico The Guardian destacou o tom de admiração mútua entre Bolsonaro e Trump, especialmente no combate às "fake news" e o apoio do brasileiro à política de migração de Trump e à construção do muro na fronteira.

Assim como outros veículos, o jornal descreveu a campanha política que elegeu Bolsonaro como inspirada pela campanha de Trump em 2016.

Antes da viagem, o jornal britânico apontou que os presidentes brasileiro e americano têm "a mesma retórica" e que a visita exibe a aliança populista com Trump. O jornal diz ainda que Bolsonaro compartilha alguns dos hábitos de Trump, como ser ativo no Twitter e desprezar a cobertura negativa da mídia como sendo "fake news".

Reuters

A agência de notícias britânica Reuters realçou a declaração de Bolsonaro de que ele e Trump farão o que for possível para solucionar a situação de crise política, econômica e social vivida pela Venezuela. A agência também deu destaque para a declaração de Trump de que pretende designar o Brasil como possível aliado da Otan.

A Reuters também reproduziu a declaração de Bolsonaro de que é um grande admirador de Trump e dos EUA, e afirmou que o presidente promove um Brasil mudado e mais amigo dos EUA durante a visita a Washington.

Argentina

La Nación

O argentino La Nación disse que Bolsonaro e Trump "selaram sua aliança nos jardins da Casa Branca".

Às vésperas da viagem, o jornal publicou uma matéria sobre os problemas de Bolsonaro em casa: "Escândalos e brigas: Bolsonaro dilapida seu capital político em tempo recorde.

El Clarín

O jornal argentino El Clarín relatou que Trump recebeu Bolsonaro com elogios e forte apoio. O jornal ainda informou sobre a visita inesperada de Bolsonaro à CIA.

Venezuela

El Universal

O jornal venezuelano com sede em Caracas El Universal deu destaque para o alerta de Trump de que poderia aplicar sanções "muito mais duras" contra Maduro. Ainda, o jornal reproduziu a fala de Bolsonaro durante discurso na Câmara de Comércio em que disse que Brasil e Estados Unidos devem libertar a Venezuela.

Alemanha

Deutsche Welle

A Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha, destacou que Trump apoiará a entrada do Brasil na OCDE, e que, em contrapartida, vai pedir o fim do tratamento privilegiado ao Brasil na Organização Mundial do Comércio.

A cobertura da DW também incluiu o acordo sobre a base de Alcântara e a defesa que Bolsonaro fez ao muro de Trump.

Die Zeit

O jornal semanário alemão Die Zeit afirmou que Bolsonaro, a quem o jornal chamou de "Pequeno Trump", é fã do presidente americano e que na sua primeira visita a Washington teria que oferecer mais do que palavras.

França

Le Monde

O jornal francês Le Monde afirmou que Bolsonaro é "um dos admiradores mais fervorosos de Trump". O diário diz ainda que com a visita, os dois líderes pretendem formar uma aliança conservadora. "Nacionalistas, antiecologistas e contrários a qualquer forma de multilateralismo, os dois chefes de Estado jamais esconderam a sua admiração recíproca".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]