• Carregando...
O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, cumprimentando um membro da Força Aérea do Exército do regime islâmico
O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, cumprimentando um membro da Força Aérea do Exército do regime islâmico| Foto: EFE/EPA/ESCRITÓRIO DO LÍDER SUPREMO IRANIANO

No atual cenário de conflito no Oriente Médio o Irã aparece como um dos principais atores regionais. O regime islâmico, segundo informações de autoridades dos EUA e de Israel, é responsável por utilizar e financiar uma rede de grupos extremistas armados para projetar seu poder e influência pela região.

Esses grupos e milícias, classificados por Teerã como o “Eixo da Resistência”, têm como inimigos comuns Israel e os Estados Unidos, e têm realizado ataques durante os últimos meses contra alvos militares e civis desses países e de seus aliados.

O apoio do Irã para as milícias e grupos extremistas que atuam por diversos países do Oriente Médio remonta à Revolução Islâmica de 1979, quando o regime teocrático xiita assumiu o poder em Teerã e passou a apoiar diversos movimentos islâmicos “revolucionários” pelo mundo.

O contato do Irã com sua rede extremista ocorre por meio da Guarda Revolucionária Iraniana, conhecida como Força Quds, que, segundo o site Rewards for Justice, do Centro de Inteligência do Departamento de Estado dos EUA, é uma ala militar utilizada para implementar as metas iranianas de política externa e “fornecer cobertura para operações de inteligência”, bem como “criar instabilidade no Oriente Médio”.

Informações do site Homeland Security Today, que faz análises sobre políticas de segurança interna, apontam que o principal objetivo iraniano neste atual cenário de conflito é utilizar essa rede de grupos extremistas para tentar dissuadir as forças ocidentais que atuam no Oriente Médio. Para isso, o regime islâmico tem distribuído armas, munições, treinamento, inteligência, logística e recursos financeiros para grupos extremistas que atuam no Líbano, na Síria, no Iraque e em Gaza.

Estima-se que o Irã gaste cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,4 bilhões) por ano com o apoio que destina aos grupos do "Eixo de Resistência". Esses recursos, segundo autoridades ocidentais, podem estar vindo principalmente das receitas do petróleo e do gás do país, que representam cerca de 60% do orçamento iraniano. Além disso, o Irã usa redes clandestinas de contrabando, lavagem de dinheiro e empresas de fachada para burlar as sanções internacionais e financiar as suas atividades no exterior.

Desde os ataques terroristas do Hamas contra Israel, que ocorreram em outubro de 2023, foi possível observar que os grupos extremistas apoiados e financiados pelo Irã aumentaram suas incursões contra as bases e instalações militares dos EUA e de seus aliados no Oriente Médio.

A intensificação desses ataques pode ser observada nas incursões aéreas que estão sendo realizadas contra as bases americanas no Iraque e na Síria, bem como os ataques com drones e mísseis contra embarcações ocidentais no Mar Vermelho, em sua maioria realizados pela milícia dos houthis, do Iêmen.

O principal representante do Irã nessa rede de grupos extremistas atualmente é o Hezbollah, o grupo terrorista xiita libanês que tem forte presença política e militar no Líbano, e que frequentemente entra em confronto com Israel na fronteira entre os dois países. Nesse momento, por exemplo, o grupo intensificou seus ataques e vem realizando bombardeios pontuais contra alvos israelenses desde o início do conflito em Gaza. Um levantamento do site Homeland Security Today aponta que desde outubro, o grupo terrorista libanês já realizou mais de 200 ataques contra as forças de Israel.

O Hezbollah foi um dos primeiros e mais importantes beneficiários do apoio iraniano. A organização terrorista xiita surgiu na década de 1980 em meio à Guerra Civil do Líbano, e, segundo autoridades israelenses e americanas, vem recebendo durante anos treinamento, armas, financiamento e orientação ideológica do Irã. Foi esse apoio que transformou o grupo em um dos principais adversários de Israel no Oriente Médio.

O Hezbollah é acusado por governos ocidentais de ser responsável por vários atos de terrorismo contra Israel e os Estados Unidos, como os atentados contra a embaixada americana e os quartéis da paz em Beirute, capital do Líbano, em 1983, e contra a embaixada israelense e a associação judaica em Buenos Aires, na Argentina, em 1992 e 1994, respectivamente.

O grupo terrorista libanês também tem atuado em outros países do Oriente Médio, especialmente na Síria, onde tem apoiado o regime de Bashar al-Assad na guerra civil que se arrasta desde 2011.

“A relação entre Teerã e o Hezbollah se aprofundou ao longo dos anos, evoluindo de mera assistência para uma robusta aliança estratégica. As entidades compartilham objetivos, estratégias e materiais. A estreita relação entre o Secretário-Geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e o líder do Irã, [Ali] Khamenei, fortalece ainda mais essa aliança”, escreveram Sara Harmouch, candidata a um doutorado na American University, e Nakissa Jahanbani, professora assistente no Centro de Combate ao Terrorismo da Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, em um artigo disponível no site The Conversation.

O governo americano também acusa o Hezbollah de ter ajudado o Irã a recrutar e treinar outras milícias xiitas que atuam no Iraque e que integram atualmente a Resistencia Islâmica, que tem lançado diversos ataques com drones iranianos contra bases americanas no Oriente Médio nas últimas semanas.

Conforme informações do Banco de Dados de Incidentes do Centro Global de Tendências e Análise do Terrorismo (GTTAC, na sigla em inglês), veiculadas pelo site Homeland Security Today, as milícias que compõem a Resistência Islâmica do Iraque realizaram desde outubro de 2023 mais de 100 ataques contra alvos americanos e seus aliados ocidentais. Entre as milícias que integram a Resistência Islâmica está o Kataeb Hezbollah, que é acusado pelos EUA de ser o responsável pelos ataques contra uma base americana na Jordânia que deixou três soldados mortos e mais de 30 feridos.

Além das milícias do Iraque e do Hezbollah no Líbano, Teerã é acusada por autoridades de Israel e de países do Ocidente de estar por trás do financiamento do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina, os dois grupos terroristas que atuam na Faixa de Gaza e que arquitetaram os ataques de outubro.

“O apoio do Irã ao Hamas inclui ajuda financeira, treinamento militar e, crucialmente, o fornecimento de tecnologia de mísseis. Este financiamento aumentou as capacidades operacionais do Hamas, possibilitando o desenvolvimento de um arsenal de mísseis mais sofisticado e com maior alcance”, afirmam Harmouch e Jahanbani no artigo do The Conversation.

Os houthis, milícia do Iêmen que foi novamente classificada pelos EUA como um grupo terrorista, é mais um membro do “Eixo de Resistência” do Irã que vem realizando ataques contra as forças ocidentais. Informações do governo americano veiculadas por agências internacionais de notícias citam que a organização iemenita recebe financiamento, armas, treinamento e assistência do regime islâmico para poder atuar no país. Entre as principais armas que chegam até os houthis estão os drones iranianos, utilizados neste momento pela milícia para atacar os navios comerciais ocidentais que navegam pelo Mar Vermelho.

Os ataques contra esses navios levaram as forças dos EUA e do Reino Unido a realizar uma ofensiva aérea contra alvos da milícia dentro do território do Iêmen. Tais ataques, que são pontuais e duram até o momento, são vistos como um risco de escalada do conflito que está em curso na região.

Além das armas e do treinamento, o Irã também trabalha com o repasse de informações para os houthis. Segundo uma reportagem do jornal americano The Wall Street Journal, o regime islâmico tem coletado dados e informações sobre as embarcações que navegam pelo Mar Vermelho e enviado para a milícia iemenita organizar e realizar os seus ataques. Essas informações estariam sendo coletadas através de um navio iraniano e servem para identificar quais embarcações ocidentais devem ser atacadas na região.

“Os houthis não têm tecnologia de radar para atingir os navios”, disse anonimamente ao jornal americano um oficial de segurança. Segundo ele, sem a ajuda iraniana, os mísseis lançados pela milícia iemenita “simplesmente cairiam no mar”.

Ray Takeyh, especialista iraniano do think tank Council on Foreign Relations, aponta que “os laços dos houthis com o Irã foram fortalecidos durante a guerra civil no Iêmen, com um subsequente aumento no suporte militar e na coordenação dos ataques contra os navios no Mar Vermelho. No Iraque, o conjunto de grupos de milícias xiitas parece ter consideráveis ligações operacionais com o Irã. É irrazoável supor que esses grupos estejam lançando todos esses ataques sem o prévio conhecimento do Irã”.

Teerã sempre tenta se distanciar dos ataques realizados pelos grupos extremistas que integram sua rede, no entanto, analistas apontam que o país está fazendo o uso de uma estratégia de “combate indireto” com as forças ocidentais.

Ao site da National Public Radio (NPR), Hussein Ibish, especialista em Oriente Médio e membro do think tank The Arab Gulf States Institute, disse que o Irã tem utilizado as milícias que fazem parte do seu “Eixo de Resistência” com a intenção de se engajar “indiretamente” em diversos conflitos com as forças ocidentais que atuam na região, sem que isso “afete diretamente o Irã ou os iranianos, ou sem que isso se aproxime de sua própria terra”.

“Agir através de representantes é um método para fugir à responsabilidade, e o Irã empregou essa tática com sucesso no meio da guerra entre Israel e o Hamas”, aponta um artigo do Council on Foreign Relations.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]