- Indocumentados com 19 a 45 anos viajavam em um caminhão de carga rumo à fronteira com os Estados Unidos.
- Foram parados por um bloqueio de criminosos que se identificaram como membros da facção criminosa Zeta, perto da cidade de Tampico. Entre os estrangeiros havia pelo menos quatro brasileiros.
- Os imigrantes foram obrigados a descer do veículo, enquanto os criminosos ordenavam que entregassem dinheiro e objetos de valor.
- Como nada foi encontrado, os Zetas pediram que membros do grupo trabalhassem como matadores de aluguel para o cartel por cerca de R$ 1.760 quinzenais.
- Como os imigrantes recusaram o recrutamento, foram levados a um sítio em San Fernando onde tiveram os braços e pés amarrados e olhos vendados antes de serem fuzilados.
- O sobrevivente, um equatoriano de 18 anos, fingiu-se de morto por algumas horas, até fugir. Ele procurou socorro numa base próxima da Marinha.
- O galpão foi localizado e 72 corpos encontrados.
- Eram 58 homens e 14 mulheres.
- Além de corpos, armas também foram encontradas no local.



