Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Volta ao normal

Companhias aéreas retomam voos ao Caribe após suspensão temporária

voos
Companhias aéreas retomaram neste domingo (4) os voos para as ilhas caribenhas. (Foto: Ilustração/Gazeta do Povo com Gemini)

Ouça este conteúdo

As companhias aéreas Avianca e LATAM retomaram neste domingo (4) os voos para as ilhas caribenhas de Aruba, Curaçao e Porto Rico, após os Estados Unidos informarem, no sábado (3), a suspensão das restrições ao espaço aéreo na região.

As limitações haviam sido impostas depois do ataque militar conduzido por Washington contra alvos na Venezuela, operação que incluiu a captura do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

Em nota, a Avianca afirmou que, "diante da atualização das instruções de segurança das autoridades americanas sobre os espaços aéreos de Aruba, Curaçao e San Juan", retomou seus voos de ida e volta para esses destinos. A companhia informou ainda que trabalha na realocação de passageiros afetados, tanto em voos regulares quanto em operações adicionais criadas para atender à demanda represada.

A Latam, por sua vez, comunicou que retomará sua operação regular e que colocará em operação, na segunda (5), um voo extra de ida e volta para Aruba e outro para Curaçao, com o objetivo de facilitar o retorno de passageiros impactados pelas restrições durante o fim de semana.

Na manhã de sábado, a Administração Federal de Aviação restringiu o espaço aéreo sobre áreas do Caribe e da Venezuela. Segundo o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, a medida foi adotada em apoio às ações do governo americano e para "assegurar a segurança do público em voo".

Após a operação militar, Maduro e Flores foram transferidos por mar e por via aérea até Nova York, onde passarão a responder a um processo judicial por narcotráfico e outros crimes federais.

Porto Rico foi o destino mais afetado pelas restrições. Ao menos 357 voos sofreram impacto no Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín, o principal da ilha.

Em Aruba, que integra o Reino dos Países Baixos, outros 89 voos foram cancelados, muitos deles operados pela companhia holandesa KLM.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.