• Carregando...

Dois astronautas se aventuraram do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS), nesta quarta-feira, na segunda caminhada espacial da missão Atlantis, que tem como objetivo retomar a construção do posto orbital. Dan Burbank e Steve McLean passaram seis horas trabalhando na unidade de energia solar que foi conectada à ISS na terça-feira e que dobrará a eletricidade disponível para o complexo quando for ativada.

- Grande dia, hoje - disse Burbank enquanto flutuava no espaço. - Cara, isso é lindo. Não é algo que você vê todo dia.

Apesar do entusiasmo do astronauta do ônibus espacial Atlantis, a perda de uma nova peça no espaço gerou preocupações nos técnicos da agência espacial americana (Nasa). Como na terça-feira, um parafuso se soltou da mão de um dos astronautas e 'sumiu' no vácuo. Uma notificação foi prontamente feita ao Controle da Missão. Os astronautas também notificaram os técnicos da Nasa acerca de uma ferramenta quebrada durante a instalação dos painés. Mas nada disso, aparentemente, compromete a ampliação da ISS.

A unidade solar de 17 toneladas e meia, que custou US$ 372 milhões, é a primeira adição à ISS desde o incidente que destruiu o Columbia no retorno à Terra, em 2003. O desastre forçou a agência espacial americana a deixar sua frota de naves no chão e suspender a montagem da estação de US$ 100 bilhões.

O novo componente consiste de uma estrutura de 14 metros que sustenta painéis solares que serão desdobrados a seu tamanho total (73 metros) na quinta-feira. A unidade inclui uma grande junta de rotação - a Solar Alpha Rotary Joint, ou SARJ, no jargão da Nasa - que moverá os painés acompanhando a luz do Sol enquanto a estação se movimenta pela órbita, distante 352 quilômetros da superfície terrestre.

Burbank e MacLean, astronauta canadense, passaram a maior parte da caminhada espacial liberando trancas e fechos colocados na unidade para protegê-la durante o transporte feito pela Atlantis. Depois, o Controle de Missao iniciou uma série de testes.

O ônibus espacial Atlantis, com seis astronautas a bordo, chegou na segunda-feira à estação espacial, onde permanece por uma semana. Na terça-feira, na primeira caminhada espacial da missão Atlantis, Joe Tanner e Heidemarie Stefanyshyn-Piper conectaram 17 linhas de energia, dados e fluidos necessárias para o funcionamento do conjunto de painéis solares. Eles caminharão no espaço novamente na sexta-feira para continuar a instalação da unidade e executar novas tarefas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]