• Carregando...
 | ljm/HO
| Foto: ljm/HO

Dar nome a um animal de estimação é algo que grande parte das pessoas poderá fazer durante a vida, já nomear um planeta parece uma oportunidade distante. A União Astronômica Internacional pretende mudar isso.

A organização está realizando um concurso para escolher nomes para 20 estrelas e planetas descobertos fora do sistema solar pelos cientistas. A votação é feita pelo site NameExoWorlds.

Para nomear o planeta Epsilon Tauri B, que orbita a estela Ain, um dos nomes sugeridos foi “Carnaval”. Mas engana-se quem pensa que a sugestão partiu de um brasileiro, o nome foi indicado por cientistas japoneses e não tem relação com a festa realizada 40 dias antes da páscoa. A nomenclatura deriva da junção de “Kani” e “Baru” (Kanibaru), apelidos de uma nebulosa e um aglomerado estelar famosos no Japão. Como “Kanibaru” é uma palavra difícil de pronunciar, os japoneses decidiram sugerir a palavra “Carnaval”.

Outro planeta que pode ter um nome familiar é o Beta Geminorum b. Entre opções há “Hope” e “Anipsia”, mas também “Samba”. A referência não é ao ritmo musical popular por aqui. Na descrição, o autor da sugestão diz que “Samba é um termo do sânscrito muito antigo e respeitado”.

Escolha

As estrelas e seus planetas deverão ter nomes relacionados a um mesmo tema, por exemplo: “Carl” e “Ponto” (referência à definição de Carl Sagan sobre a Terra: pálido ponto azul), ou “Apollonis” e “Neil” (Em a alusão à viagem de Neil Armstrong à Lua, conduzindo a nave Apollo 11).

A votação acontece até o dia 31 de outubro e os resultados serão divulgados em novembro. Os astrônomos já descobriram 1.883 “exoplanetas”, o que indica que muitos nomes ainda serão utilizados para batizar os planetas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]