Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rússia

Condenação é provocação

Moscou – A Rússia qualificou ontem de "provocação" a condenação de um russo a oito anos de prisão por contrabando de urânio altamente enriquecido na Geórgia, caso que suscitou um novo conflito diplomático entre Moscou e Tbilisi. "Posso dizer que isto é uma provocação. Preferiríamos que este caso tivesse sido resolvido por especialistas", disse o ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov. O chanceler russo acrescentou que seu compatriota foi detido há um ano em uma operação na qual as autoridades georgianas contaram com a colaboração dos serviços de inteligência dos Estados Unidos.

Oleg Khinsagov, russo cuja origem é da Ossétia do Norte e que foi condenado nesta quinta-feira por um Tribunal de Tbilisi, havia sido detido em 1.º de fevereiro de 2006, quando tentava vender cem gramas de urânio altamente enriquecido em território georgiano.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) denunciou nos últimos anos vários casos de contrabando de urânio e plutônio de origem soviética.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.