• Carregando...

Críticas norte-americanas a investimentos da Petrobras no Irã irritam comitiva brasileira

A preocupação do governo americano com investimentos da Petrobras no Irã, externada nesta quinta-feira pela embaixada dos EUA no Brasil, causou mal-estar no governo brasileiro.

Leia a matéria completa

Poucos resultados econômicos, com bons ganhos políticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta sexta-feira em direção à residência oficial de George W. Bush em Camp David.

Leia a matéria completa

Em um claro recado ao presidente ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou nesta manhã que o Brasil é visto pelos EUA como um líder regional e um parceiro global que pode influenciar outros países em todo o mundo. Condoleezza fez esta declaração após assinar com o chanceleres Celso Amorim e Antônio Isaac Monteiro, da Guiné Bissau, um memorando de entendimento para fortalecer a democracia do país africano.

- Na medida em que o Brasil continua a perceber o poder da democracia e do desenvolvimento em casa, nós olhamos para ele como líder regional e um parceiro global para usar sua influência na ajuda de outras democracias jovens em outras partes do mundo - disse a secretária americana.

Pelo memorando, em que pela primeira vez Brasil e EUA fazem uma parceria para ajudar outro país, os americanos repassarão US$ 200 mil este ano para a assembléia nacional da Guiné Bissau, um dos países mais pobres do mundo. O dinheiro servirá, entre outras coisas, para a compra de materiais.

Além disso, brasileiros e americanos darão suporte técnico e político para fortalecer as instituições do país.

- Estamos agradecidos, pois assim será possível construir a paz e a democracia no nosso país - disse o representante africano.

- Trata-se de um acordo de cooperação entre o mais poderoso país do mundo e um dos maiores países em desenvolvimento para ajudar um dos menores países do mundo - afirmou Amorim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]