• Carregando...

Uma comissão do Congresso de Honduras vai entregar na quinta-feira (30) um informe para que o plenário decida se vai aceitar o plano do mediador Óscar Arias para tentar encerrar a crise política que se seguiu ao golpe eleitoral no país, informou nesta quarta um porta-voz do legislativo.

A proposta apresentada pelo presidente da Costa Rica inclui restituir o poder ao presidente Manuel Zelaya, deposto e exilado em 28 de junho, além da concessão de anistia política aos que cometeram delitos antes e depois do golpe militar.

As eleições de novembro também seriam antecipadas -apesar de que, na terça-feira, o tribunal eleitoral disse que não aceita a antecipação do pleito.

Um porta-voz do Congresso disse que a comissão, com sete deputados, estava trabalhando em um local secreto, fora do prédio do parlamento em Tegucigalpa. O presidente Zelaya foi derrubado e exilado para a Costa Rica pelos militares. Ele era acusado pela oposição de tentar mudar a Constituição para conseguir um segundo mandato. Ele nega as acusações.

O governo foi assumido interinamente por Roberto Micheletti, presidente do Congresso, que prometeu convocar eleições para novembro e dar posse ao novo presidente em janeiro de 2010.

A comunidade internacional não aceitou o novo governo e começou a pressionar pela volta de Zelaya. Os EUA patrocinaram uma negociação, com Arias, como mediador, mas não houve acordo.

Zelaya, que está acampado na Nicarágua, próximo à fronteira, tentou duas vezes voltar a território hondurenho, mas o governo interino promete prendê-lo se ele fizer isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]