• Carregando...

O Congresso brasileiro realizou nesta terça-feira (5) um minuto de silêncio em memória do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu nesta terça-feira em Caracas, capital venezuelana.

"Peço um minuto de silêncio em homenagem ao presidente Chávez, que foi sempre um grande amigo do Brasil, independentemente de seu pensamento político", declarou o presidente do Senado, Renan Calheiros.A notícia sobre a morte do líder venezuelano chegou ao Congresso no momento de uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado. O minuto de silêncio coincidiu com o fim da sessão e foi respeitado rigorosamente pelos cerca de 300 parlamentares que estavam presentes.

A figura de Chávez sempre causou polêmicas no Congresso, que foram mais agudas durante a discussão da entrada da Venezuela no Mercosul, bloqueada durante mais de dois anos pelo Senado, que finalmente a aprovou em 2010.

No meio dessas polêmicas, Chávez chegou a declarar que os senadores brasileiros atuavam como "papagaios" que repetiam os argumentos da Casa Branca para impedir a entrada da Venezuela no Mercosul, que concretizou-se o ano passado.

A adesão da Venezuela ao bloco em qualidade de membro pleno aconteceu em julho do ano passado, em uma cúpula que reuniu em Brasília a presidente Dilma Rousseff; e os líderes de Argentina, Cristina Kirchner; Uruguai, José Mujica, e o próprio Chávez, em sua última participação em uma reunião de chefes de Estado do bloco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]