• Carregando...

Albert Fert e Peter Gruenberg ganharam o Nobel de Física de 2007 por seu trabalho com a nanotecnologia, disse na terça-feira o Comitê do Nobel de Física da Real Academia Sueca de Ciências.

O prestigioso prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,54 milhão de dólares) reconhece o trabalho da dupla que levou, por exemplo, à radical miniaturização dos discos rígidos de computador.

Este é o segundo Nobel deste ano, depois do de Medicina, apresentado na segunda-feira.

A seguir, detalhes dos vencedores:

- ALBERT FERT nasceu em março de 1938 em Carcassone, sul da França. Graduou-se pela École Normale Supérieure, em Paris, e se doutorou em Física.

- De 1970 a 1995, liderou a equipe de pesquisa no Laboratório de Física de Sólidos da Faculdade de Ciências de Orsay. Em 1995, foi um dos fundadores do CNRS/Unidade Thales de Física Conjunta.

- Suas pesquisas com as nanociências, e especialmente a descoberta da resistência magnética gigante (GMR, na sigla em inglês), já teve grande impacto sobre as tecnologias de informação e comunicações.

- Desde 1997, todas as cabeças de leitura de discos rígidos usam a resistência magnética gigante de multicamadas magnéticas, a fim de ler a informação gravada nos discos magnéticos. Isso permitiu multiplicar por cem a quantidade de informação armazenada num HD.

- PETER GRUENBERG nasceu em maio de 1939 em Pilsen, atual República Checa. Estudou Física na Universidade de Tecnologia de Darmstadt, onde se doutorou em 1969.

- Desde 1972, foi pesquisador do Instituto de Pesquisas do Estado Sólido no Centro de Pesquisas Juelich, Alemanha. Em 2004, aposentou-se, mas continuou trabalhando.

- No final da década de 1980, Gruenberg descobriu que a resistência elétrica de finas camadas magnéticas poderia ser muito alterada por meio de campos magnéticos externos.

- Fert e Gruenberg ganharam o Prêmio Japão 2007 pela descoberta da resistência magnética gigante e sua contribuição ao desenvolvimento da eletrônica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]