Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na mira dos EUA

Conheça outros líderes que se tornaram inimigos dos Estados Unidos

Fidel Castro

Diante do regime comunista de Fidel Castro, os Estados Unidos romperam, em 1961, relações com Cuba, e impuseram embargo econômico ao país, que também foi expulso da Organização dos Estados Americanos (OEA). O atual presidente dos EUA, George W. Bush, ampliou o embargo econômico ao país latino em 2003.

Saddam Hussein

Em 1990, o Iraque deu início a um conflito internacional ao invadir o Kuweit. O argumento de Saddam para a invasão foi o de que o país vizinho foi responsável pela queda no preço do petróleo na época, vendendo acima da cota determinada pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A ONU condenou o ataque e decretou o embargo comercial ao Iraque. Sem sucesso diplomático, forças coligadas de 30 países, sob a liderança dos EUA, bombardearam o país árabe.

Aiatolá Khomeini

Dificuldades econômicas e denúncias de corrupção provocaram o aumento da oposição ao xá Reza Pahlevi em 1978, no Irã. O aitolá Ruhollah Khomeini retornou de seu exílio na França e assumiu o poder em 1979. A Embaixada dos EUA em Teerã foi ocupada, em novembro daquele ano, por um grupo de militantes islâmicos que tomou 66 norte-americanos como reféns. O governo iraniano, além de apoiar a ocupação, exigiu a extradição do xá. Mesmo com a morte de Pahlevi, a situação não se resolveu. Somente em 1981, os últimos reféns foram liberados.

Muammar Kadafi

O coronel Kadafi chegou ao poder, em 1969, liderando um golpe de Estado em que depôs a monarquia na Líbia. Além de instalar uma ditadura militar, Kadafi também nacionalizou a exploração de petróleo. Nos anos 80, os EUA impuseram sanções econômicas e bombardearam duas cidades com o objetivo de destruir campos de treinamento que classificaram como terroristas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.