• Carregando...
Coração de D. Pedro I é exposto pela primeira vez em Portugal e chega segunda-feira ao Brasil
| Foto: Estela Silva/EFE

Milhares de portugueses que vivem na cidade de Porto visitaram, neste sábado (20), a exposição inédita do coração de D. Pedro I. É a primeira vez que a população pode ver a relíquia, exposta no salão nobre da Igreja da Lapa. A Irmandade da Lapa é a entidade religiosa responsável pela guarda do órgão.

Segundo informações da Câmara Municipal de Porto, apenas nas primeiras oito horas, a exposição atraiu cerca de três mil visitantes. Uma longa fila se formou do lado de fora da igreja durante todo o dia.

A exposição termina neste domingo (21), quando o coração de D. Pedro I seguirá para o  Brasil, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O órgão chega ao Brasil na segunda-feira (22) e permanece até setembro para as comemorações do bicentenário da Independência.

Relíquia guardada a cinco chaves

O coração de D. Pedro I está conservado há 187 anos. O órgão fica guardado em um vaso de vidro com formol, numa urna trancada por cinco chaves dentro de um cofre na Irmandade da Lapa, na cidade portuguesa do Porto.

Quando chegar de volta a Portugal, no dia 9 de setembro, permanecerá ainda dois dias exposto para visitação pública. Depois, será guardado novamente no cofre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]