• Carregando...

A Coreia do Norte afirmou nesta sexta-feira (horário local) estar na fase final de enriquecimento de urânio, um processo que poderia dar ao país um segundo caminho na produção de uma arma nuclear.

Os Estados Unidos há muito tempo suspeitam que o país tem um programa secreto de enriquecimento de urânio para a produção de armas nucleares, embora especialistas dizem que os norte-coreanos não desenvolveram nada perto de um programa de enriquecimento em escala completa.

O Norte já testou dois dispositivos nucleares baseados em plutônio. O exercício de maio resultou no aumento das sanções internacionais contra o país.

"Os testes de enriquecimento de urânio têm sido realizados com sucesso e o processo está em sua fase conclusiva", informou a agência de notícias oficial KCNA, citando uma carta enviada ao chefe do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Coreia do Norte disse que os passos mais recentes foram uma resposta à intensificação das sanções internacionais.

"Estamos preparados tanto para sanções como para o diálogo. Se alguns membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU desejarem impor sanções antes do diálogo, responderemos com o aumento da capacidade nuclear antes de nos encontrarmos para um diálogo".

As últimas declarações, feitas após um mês de gestos conciliatórios do Norte, elevam mais uma vez a tensão com outros países, que exigem que Pyongyang ponha um fim em seu programa de armas nucleares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]