• Carregando...
Homem em Seul assiste a noticiário sobre o novo lançamento norte-coreano
Homem em Seul assiste a noticiário sobre o novo lançamento norte-coreano| Foto: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN

A Coreia do Norte divulgou nesta quarta-feira (20, horário local) que testou com sucesso um “novo tipo” de míssil balístico lançado por submarino. Segundo a agência de notícias oficial da ditadura comunista, o dispositivo teria “muitas tecnologias avançadas de controle de orientação” e teria sido lançado a partir do mesmo navio que Pyongyang usou em seus primeiros testes de mísseis balísticos lançados por submarino, há cinco anos.

Em resposta ao lançamento, o Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará uma reunião de emergência nesta quarta-feira. Antes da confirmação de que tipo de projétil havia sido lançado pela Coreia do Norte, Seul, Tóquio e Washington já haviam condenado o teste, o mais recente numa série de lançamentos realizados por Pyongyang nas últimas semanas.

Representantes americanos, japoneses e sul-coreanos se reuniram nesta terça-feira (19) em Seul, em encontro previamente marcado, para discutir a segurança na região.

“Os Estados Unidos condenam essas ações e exortam a Coreia do Norte a se abster de quaisquer outros atos desestabilizadores. Embora tenhamos avaliado que este evento não representa uma ameaça imediata ao efetivo ou território dos Estados Unidos ou de nossos aliados, continuaremos monitorando a situação. O compromisso dos EUA com a defesa da Coreia do Sul e do Japão permanece inflexível”, apontou o Comando Americano no Indo-Pacífico, em nota.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, ressaltou a “necessidade urgente de diálogo e diplomacia” para retomada das conversas sobre desnuclearização da Coreia do Norte. “Nossa oferta para nos encontrarmos (com representantes norte-coreanos) continua valendo, em qualquer lugar, a qualquer hora, sem pré-condições”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]