• Carregando...

A Coréia do Norte afirmou neste sábado (horário local) que o Japão é apenas um território dos Estados Unidos e não deve se incomodar em participar do diálogo entre seis países para pôr fim ao programa de armas nucleares norte-coreano. As conversas devem ser retomadas no mês que vem.

A Coréia do Norte concordou na terça-feira em voltar às negociações envolvendo as duas Coréias, Japão, China, Rússia e Estados Unidos depois de se negar a conversar durante um ano em protesto contra os Estados Unidos.

"Seria muito melhor para o Japão se evitasse participar das conversas", disse um porta-voz do ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte, segundo a agência de notícias KCNA.

"A opinião da República Democrática Popular da Coréia é que se os Estados Unidos participam da negociação hexapartite, não há necessidade do Japão participar como um delegado local, porque (o Japão) não é mais do que um Estado dos EUA e é suficiente para Tóquio ser apenas informado dos resultados das conversas por Washington."

O Japão tem se agilizado para implementar sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) depois que a Coréia do Norte lançou mísseis em julho e para que medidas adicionais fossem aplicadas depois que Pyongyang realizou seu primeiro teste nuclear no dia 9 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]