• Carregando...
 | ED JONESAFP
| Foto: ED JONESAFP

A Coreia do Norte celebrou o 70º aniversário de sua fundação neste domingo (9) com um desfile de soldados e equipamentos militares, mas não mostrou ao público seus mísseis balísticos intercontinentais, que se acredita serem capazes de atingir os Estados Unidos.

O desfile foi mais discreto do que o encenado em fevereiro, antes da Olimpíada de Inverno na Coreia do Sul, e do que o de abril de 2017, quando a exibição de uma série de mísseis balísticos aumentou as tensões com os Estados Unidos. 

O desfile marcou o 70º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia, três anos depois que os Estados Unidos e a União Soviética dividiram a península coreana entre eles após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A parada militar ocorre em um momento delicado, já que os Estados Unidos e a Coreia do Sul tentam envolver o Norte em um processo que desnuclearização da península. Mas enquanto o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, é esperado em Pyongyang para um encontro com o dutador Kim Jong Un, as conversas com os Estados Unidos não avançaram diante do impasse sobre quem deve dar o próximo passo. 

Washington quer que Pyongyang desmantele seu programa de armas nucleares, mas a Coreia do Norte insiste que os EUA declarem oficialmente o fim da Guerra da Coreia, como uma maneira de garantir sua segurança e construir confiança. 

A guerra terminou em um armistício, não em um tratado de paz. A declaração de fim de guerra seria apenas um primeiro passo em direção a um eventual acordo de paz, mas muitos em Washington temem que tal declaração possa ser usada para minar a legitimidade da presença das tropas norte-americanas na Coreia do Sul.  

  • Participantes do desfile acenam com flores enquanto passam por uma sacada onde Kim Jong-un estava assistindo o evento
  • O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un e o presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China, Li Zhanshu, acenam da sacada da Casa do Povo na praça Kim Il Sung depois de uma parada militar em Pyongyang, em 9 de setembro de 2018
  • Soldados do Exército Popular da Coreia (KPA) marcham em desfile militar na praça Kim Il Sung, em Pyongyang, em 9 de setembro de 2018
  • Ator Gérard Depardieu assiste à parada militar em Pyongyang
  • Estudantes passam por uma sacada onde o líder da Coréia do Norte, Kim Jong Un, estava assistindo a parada militar, na praça Kim Il Sung, em Pyongyang, em 9 de setembro de 2018
  • Participantes acenam com flores durante celebração do 70º aniversário da Coreia do Norte, na praça Kim Il Sung, em Pyongyang, em 9 de setembro de 2018.
  • Aeronaves realizam manobras durante celebração na praça Kim Il Sung, em Pyongyang, em 9 de setembro de 2018
  • Kim Jong-un se reuniu com Valentina Ivanovna Matvienko, presidente do Conselho da Federação Russa (senado russo), em Pyongyang, em 8 de setembro de 2018

Saiba mais: Como uma carta colocou em risco as negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte

Convidados

Houve especulações de que o presidente chinês, Xi Jinping, poderia fazer sua primeira viagem a Pyongyang para o desfile, mas no final enviou Li Zhanzhu, chefe do Congresso Nacional chinês e um dos sete membros do Comitê Permanente do Partido Comunista. 

Xi ainda mandou uma mensagem à Kim assegurando "a política inabalável do governo e do partido chinês para defender, consolidar e desenvolver as relações bilaterais" entre as duas nações, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia. 

Imagens divulgadas pela agência estatal norte-coreana mostram também a presença de Valentina Ivanovna Matvienko, presidente do Conselho da Federação Russa. Ela se reuniu com o ditador Kim Jong-un neste sábado, no prédio do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

O ator Gérard Depardieu, que está sendo investigado por estupro, também foi flagrado no evento de aniversário da Coreia do Norte, segundo a imprensa internacional. Ele se recusou a falar com jornalistas.

Mais tarde no domingo, as comemorações continuarão com a abertura dos jogos em massa da Coreia do Norte, uma exibição sincronizada de ginástica e dança realizada por dezenas de milhares de pessoas trabalhando em uníssono. Os jogos, com o tema “país glorioso”, estão sendo encenados pela primeira vez desde 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]