• Carregando...
O ditador Kim Jong-un acompanha mais um teste de armas: investimento em mísseis enquanto escassez de alimentos assombra a população norte-coreana
O ditador Kim Jong-un acompanha mais um teste de armas: investimento em mísseis enquanto escassez de alimentos assombra a população norte-coreana| Foto: EFE/EPA/KCNA

Durante a década de 1990, a Coreia do Norte enfrentou um período de grande falta de alimentos, o que, segundo estimativas, provocou a morte de entre 600 mil e 1 milhão de habitantes, o equivalente a de 3% a 5% da população do país comunista à época. Esse período de grande fome foi denominado Marcha Árdua.

Em um país tão fechado, ter informações precisas é difícil, mas alguns indicadores apontam que a Coreia do Norte está se aproximando do seu pior período de insegurança alimentar desde os anos 90.

Imagens de satélite feitas pela Coreia do Sul, cujo Ministério da Unificação já pediu ajuda ao Programa Alimentar Mundial (PMA), apontaram que a produção de alimentos do vizinho ao norte teve um decréscimo de 180 mil toneladas em 2022 na comparação com 2021.

O próprio PMA havia alertado sobre intensas secas e inundações que afetariam a produção norte-coreana no período 2022/2023.

Lucas Rengifo-Keller, pesquisador do think tank americano Instituto Peterson para a Economia Internacional, apontou que a Coreia do Norte manteve historicamente uma meta de autossuficiência alimentar.

“No entanto, alcançar uma produção agrícola adequada nos solos desfavoráveis da Coreia do Norte, ironicamente, gerou uma forte dependência de bens importados e deixou o país exposto a choques globais, conflitos diplomáticos e clima adverso. Além disso, a repressão arbitrária do Estado aos donju (empreendedores) independentes reduz os incentivos e priva a economia de investimento e crescimento”, apontou Rengifo-Keller em artigo recente no site 38 North, no qual alertou que a disponibilidade de alimentos na Coreia do Norte “provavelmente caiu abaixo do mínimo em relação às necessidades humanas” e “está no pior patamar desde a fome do país na década de 1990”.

Agora, o fechamento completo da fronteira com a China e a intensificação do isolamento norte-coreano durante a pandemia de Covid-19, impostos pelo ditador Kim Jong-un (que afirmou recentemente que o país precisa passar por uma “transformação fundamental” na agricultura), impedem a chegada de alimentos pelo mercado paralelo, um dos grandes eixos de subsistência da população desde a implantação do comunismo.

“A Coreia do Norte aprofundou o isolamento e a repressão, agravando a crise humanitária do país, com milhões de cidadãos sofrendo de grave insegurança alimentar e falta de assistência médica”, apontaram uma série de organizações, entre elas a Anistia Internacional e a Human Rights Watch, em carta aberta enviada em fevereiro ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Outra ação do ditador que levou a esse cenário de insegurança é sua insistência em direcionar recursos para o programa de armas norte-coreano, ao invés de usá-los para melhorar as condições de vida da população.

“O regime está ciente de como as coisas estão difíceis para as pessoas comuns na Coreia do Norte, mas continua a priorizar a propaganda e a ostentação para a família Kim, lançamentos de mísseis e controles rígidos [sobre] a população”, afirmou Sokeel Park, diretor da organização sem fins lucrativos Liberdade na Coreia do Norte (Link, na sigla em inglês), em entrevista à BBC.

Park, cuja organização ajuda a alocar refugiados norte-coreanos na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, afirmou que a Link recebeu “vários relatos confiáveis de [que há] pessoas morrendo de fome” no país.

Entretanto, a ditadura comunista não parece estar disposta a reconhecer seus erros: em fevereiro, o jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte apontou que ajuda externa é uma “armadilha [de outros países] para saquear e subjugar”.

“É um erro tentar impulsionar a economia aceitando e comendo esse doce envenenado”, argumentou, em editorial. Nessa aposta de retórica barata de Pyongyang, as vidas de milhões de norte-coreanos estão em jogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]