• Carregando...
Pessoas assistem às notícias em uma estação em Seul, Coreia do Sul, 3 de novembro de 2022.
Pessoas assistem às notícias em uma estação em Seul, Coreia do Sul, 3 de novembro de 2022.| Foto: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN

A Coreia do Norte lançou quatro mísseis balísticos de curto alcance no mar Amarelo (também chamado de mar ocidental) neste sábado (5), disse o Exército da Coreia do Sul. Os lançamentos coincidem com a realização de exercícios militares aéreos de larga escala pelas forças sul-coreanas e norte-americanas e foram detectados entre 11h32 e 11h59 (23h32 e 23h59 de sexta-feira no horário de Brasília).

Os mísseis partiram do condado de Tongrim, na região noroeste do país, disse o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) e voaram cerca de 130 quilômetros, atingindo 20 quilômetros de altura e velocidade máxima de Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som), conforme informação da autoridade sul coreana.

A Coreia do Norte já havia lançado cerca de 30 projéteis entre quarta (2) e quinta-feira (3). Um deles, um míssil balístico de longo alcance (ICBM), aparentemente falhou em pleno voo quando estava prestes a sobrevoar o Japão, enquanto outro, de curto alcance, pousou muito perto das águas territoriais sul-coreanas, algo que nunca tinha acontecido.

A reação de hoje de Pyongyang ocorreu depois de Washington e Seul decidirem estender até este sábado um exercício combinado chamado "Tempestade Vigilante", que envolve cerca de 240 aeronaves. É a maior manobra aérea combinada entre Coreia do Sul e EUA desde 2017 e inclui a mobilização de caças que podem realizar decolagens curtas além de decolagens e aterrissagens verticais.

A tensão na península atinge níveis sem precedentes diante dos repetidos testes de armas norte-coreanos, das manobras aliadas e da possibilidade de que, como indicado pelos satélites, o regime de Kim Jong-un esteja agora pronto para conduzir seu primeiro teste nuclear desde 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]