Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desarmamento

Coréia do Norte retomou atividades nucleares, diz Seul

Após suspensão dos trabalhos de desmantelamento da estrutura da usina de Yongbyon, informações dão conta que país iniciou reconstrução da instação nuclear. Governo norte-americano é cauteloso e alega que só foram retirados equipamentos de armazéns

Reator de Yongbyon, na Coréia do Norte, que fabricava plutônio, não está sendo reconstruído, afirmam norte-americanos | Yonhhap / Reuters
Reator de Yongbyon, na Coréia do Norte, que fabricava plutônio, não está sendo reconstruído, afirmam norte-americanos (Foto: Yonhhap / Reuters)

A Coréia do Norte cumpriu sua ameaça e iniciou a reforma de suas instalações nucleares, informou nesta quarta-feira (3) o governo sul-coreano. Por meio de um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul informou que acompanha de perto o desdobramento, assim como os demais países envolvidos nas negociações com a Coréia do Norte (China, Estados Unidos, Japão e Rússia), para decidir como responder. Mais cedo, a emissora pública japonesa de televisão NHK e a agência de notícias Kyodo haviam informado que a Coréia do Norte havia começado nesta terça a reconstruir a usina de Yongbyon, dias depois da suspensão dos trabalhos de desmantelamento da estrutura.

Os Estados Unidos minimizaram o anúncio ao afirmarem que aparentemente os norte-coreanos apenas retiraram equipamentos de armazéns. Na semana passada, a Coréia do Norte informou que havia parado de desmantelar sua central nuclear, porque os EUA não cumpriram totalmente sua parte no tratado de desarmamento - Washington não retirou o regime comunista da sua lista de países patrocinadores do terrorismo. Ao mesmo tempo, a Coréia do Norte ameaçou remontar seus reatores e o programa nuclear. Funcionários americanos e sul-coreanos dizem que levará pelo menos um ano para o Norte colocar novamente em funcionamento os reatores, que foram totalmente desmontados.

Em Washington, o Departamento de Estado disse que a Coréia do Norte não começou a reconstruir o reator de Yongbyon, que fabricava plutônio. "Nosso entendimento é que os norte-coreanos começaram a movimentar equipamentos que antes tinham armazenado na região. Baseados no que sabemos sobre relatos obtidos no local, não existe um esforço para reconstruir e reinstalar esse equipamento no reator", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.

Segundo ele, a informação partiu de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que estão em Yongbyon. Questionada sobre a situação na Coréia do Norte, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, disse: "Nós esperamos que a Coréia do Norte cumpra suas obrigações. Nós certamente cumpriremos as nossas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.