• Carregando...
coreia do norte
Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un| Foto: KCNA via KNS/AFP

A Coreia do Norte alegou neste fim de semana que pesquisadores do país estão desenvolvendo uma vacina contra a Covid-19, apesar de não ter registrado oficialmente nenhum caso da doença até agora.

De acordo com o site Mirae, gerido pela Comissão Estadual de Ciência e Tecnologia da Coreia do Norte, a vacina, desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica do país, já apresentou "segurança e imunogenicidade" nos testes em animais. Testes em humanos começaram neste mês, segundo a publicação.

A alegação do regime norte-coreano é, no mínimo, um contrassenso, porque o sistema de saúde da Coreia do Norte é um dos piores do mundo e o país sempre precisou da ajuda da OMS para vacinar sua população – além de afirmar que não há nenhum caso de Covid-19 no país, o que também é questionado devido à proximidade do país com a China e às relações comerciais que possui com o vizinho.

Segundo os dados que a ditadura informa à Organização Mundial da Sapude (OMS), a Coreia do Norte testou, até 9 de julho, 1.117 pessoas – 195 desde 19 de junho – e nenhuma foi diagnosticada com o novo coronavírus.

Pelo menos 610 norte-coreanos que trabalham em um porto na fronteira com a China estão em quarentena. Edwin Salvador, representante da OMS no país, disse que todos os trabalhadores que entram em contato com mercadorias que chegam ao país são colocados em quarentena.

Entre medidas de prevenção adotadas pela ditadura comunista estão o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, a proibição de aglomerações e a suspensão das aulas. As fronteiras do país continuam fechadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]