Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tensão

Coreia do Sul dispara após suposto drone norte-coreano cruzar fronteira

Sul-coreanos se reuniram com japoneses e norte-americanos para discutir sanções à Coreia do Norte após teste nuclear | AHN YOUNG-JOON/AFP
Sul-coreanos se reuniram com japoneses e norte-americanos para discutir sanções à Coreia do Norte após teste nuclear (Foto: AHN YOUNG-JOON/AFP)

A Coreia do Sul realizou nesta quarta (13) cerca de 20 disparos após um suposto drone norte-coreano cruzar brevemente a fronteira entre os dois países. Foi a primeira reação concreta de Seul desde que um novo teste nuclear de Pyongyang, na última semana, elevou ainda mais o nível de tensão entre os vizinhos.

O suposto drone estava voando dezenas de metros ao sul da fronteira e retornou para o norte depois que os militares sul-coreanos começaram a atirar, segundo fontes de Defesa do país informaram à Associated Press. Os tiros não atingiram o objeto.

Voos de drones norte-coreanos sobre a fronteira mais fortemente armada do mundo são raros, mas já aconteceram antes. Nos últimos anos, a Coreia do Norte vem exaltando seu programa de drones, aquisição relativamente recente em seu arsenal.

Em 2014, autoridades de Seul descobriram que vários drones norte-coreanos tinham voado para o seu lado da fronteira. Os aparelhos eram grosseiros e de baixa tecnologia, mas ainda assim considerados uma potencial ameaça à segurança.

Na última quarta-feira (6), a Coreia do Norte anunciou ter realizado seu primeiro teste “com sucesso” de uma bomba de hidrogênio -- com potencial destrutivo muito maior que uma bomba atômica tradicional. Segundo Pyongyang, a bomba testada era um dispositivo “miniaturizado”.

O anúncio norte-coreano foi recebido com ceticismo por especialistas e suscitou críticas no mundo. A Casa Branca logo disse que os dados analisados pelas agências de informação norte-americanas não eram “consistentes” com um teste de Bomba H bem-sucedido.

No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU condenou Pyongyang e anunciou que começará a preparar novas sanções contra o país.

Demonstrações de força após o teste nuclear também foram registradas do lado sul da fronteira. No último domingo, um avião bombardeiro americano, que pode transportar armas nucleares, sobrevoou por alguns minutos a base aérea militar de Osan, 70 km ao sul da fronteira coreana, antes de retornar para sua base.

Sanções

Ainda nesta quarta, a Coreia do Sul alertou a Coreia do Norte de que os EUA e seus aliados trabalham na elaboração de sanções para “infligir dor” após o último teste nuclear de Pyongyang, na última semana, e pediu à China que faça sua parte para controlar o regime do país isolado.

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou por quase unanimidade, na terça, uma nova legislação para expandir as sanções contra a Coreia do Norte.

Mas aparentemente imperturbável diante do prospecto de um isolamento internacional ainda maior, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou a expansão do tamanho e da força do arsenal nuclear de seu país, encorajando a “detonação de bombas H mais poderosas”, segundo a mídia estatal norte-coreana.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, disse que mais “provocações” feitas pelo Norte, incluindo o “terrorismo cibernético”, seriam possíveis, e que as novas sanções devem ser mais duras do que as anteriores. Ela não elaborou de que maneira.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.