Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão

Coréia do Sul e do Norte trocam disparos na fronteira

As Coréia do Norte e do Sul trocaram disparos nesta segunda-feira (6), no primeiro incidente do tipo em sua fortemente armada fronteira em pouco mais de um ano. Não há relatos de vítimas.

"Alguns disparos foram dados no Norte e alguns disparos de alerta foram dados (de volta) deste lado", disse um oficial sul-coreano à agência de notícias Reuters.

Os disparos aconteceram um dia antes do início de conversações entre potências regionais, incluindo as duas Coréias. As conversas são parte de um esforço internacional mais amplo para convencer a Coréia do Norte a abandonar seu programa de armas nucleares em troca de ajuda.

Segundo os militares da Coréia do Sul, os disparos atingiram uma área que fica a cerca de 100 metros de um posto de guarda do país dentro da zona desmilitarizada da fronteira.

Um analista especulou que o incidente poderia ter ligação com tensões internas dentro das forças militares da Coréia do Norte, no momento em que Pyongyang toma medidas para desmontar seu programa nuclear.

"Os militares do Norte provavelmente viram que havia consternação na instituição e sentiram a necessidade de criar tensão", afirmou Baek Seung-joo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.