• Carregando...

A Coréia do Norte coopera totalmente com inspetores nucleares que estão monitorando o fechamento de seu principal complexo atômico, disse nesta terça-feira uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegaram à Coréia do Norte no dia 14 de julho para supervisionar o complexo nuclear de Yongbyon, o qual foi fechado pelo país como parte de um pacto de desarmamento selado durante negociações multilaterais, em fevereiro.

"Em nossas ações, tivemos cooperação completa de autoridades da Coréia do Norte", disse a repórteres o chefe do grupo da AIEA, Adel Tolba, no aeroporto de Pequim, ao chegar de Pyongyang.

Tolba não comentou o estado das instalações nucleares da Coréia do Norte. Assuntos deste tipo cabem ao chefe da agência, Mohamed ElBaradei, que em setembro deverá divulgar um relatório sobre o fechamento.

Mas Tolba não deu sinais de problemas.

"Achamos que o que precisávamos fazer, foi feito", contou. "Realizamos todas as atividades exigidas."

O próximo passo do acordo fechado entre as duas Coréias, a China, o Japão, a Rússia e os Estados Unidos prevê que Pyongyang "desligue" suas instalações nucleares e forneça um relatório completo de seus programas de armas nucleares.

As negociações entre os países neste mês não conseguiram fixar um prazo para estas medidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]